Contato

Quem sou eu

Minha foto
Barueri, São Paulo, Brazil
Sou psicóloga e atendo no Centro Comercial de Alphaville - SP e pelo site da psicolink. Sou voluntária no projeto CineMaterna. Mais informaçoes clicar em "Contato".

domingo, 10 de abril de 2011

Orientação Psicológica Online

A internet entrou em nossas vidas, faz parte de nosso cotidiano. Sabedores deste fenômeno em nossas vidas, o Conselho Federal de Psicologia, aprovou orientação psicológica online. É muito importante saber que a orientação psicológica online não é psicoterapia,  a orientação psicológica mediada por computador é um processo focal, porém eficiente, em situações nas quais a pessoa precisa de apoio para lidar com problemas emergentes, tais como conflitos emocionais, crises agudas de ansiedade, ou até mesmo enfrentar situações de perdas, como o término de relacionamento afetivo-amoroso ou falecimento de ente querido, mudança de emprego. Algumas pessoas podem procurar uma orientação psicológica online para relatar um problema situacional ou permanente a um profissional reconhecidamente capacitado para entendê-lo e tecnicamente preparado para fazer comentários pertinentes sobre a(s) questão(ões) apresentada(s) no intuito de promover o autoconhecimento e até a mudança de comportamentos diante da situação vivida.
A orientação psicologica online tem a duração de 50 minutos. É agendado o horário e data de preferencia do cliente.   Eu estou a disposição para orientação psicológica online através do site http://www.psicolink.com.br/ . Abaixo segue uma explicação mais detalhada.

1. O que é orientação psicológica online?A orientação psicológica online é uma orientação breve, mediada por computador, que tem como objetivo focar uma queixa específica do cliente dando apoio a pessoa que está passando por alguma dificuldade emocional e pessoal e que precisa consultar um psicólogo. A orientação psicológica é realizada por um psicólogo devidamente registrado e autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia.
Os atendimentos são realizados pelo vídeo chat ou somente o chat que são disponibilizados pelo próprio site, buscando obter mais segurança no tráfego das informações.
É importante ressaltar que a orientação psicológica mediada por computador não substitui a terapia presencial em consultório, e por isso não é considerado um atendimento terapêutico, pois não acontece o aprofundamento de uma sessão de psicoterapia.
OBS: A orientação psicológica on-line é legalizada pelo Conselho Federal de Psicologia. O CFP - Conselho Federal de Psicologia - regulamentou os serviços psicológicos mediados por computador. Caso queira mais informações, acesse o link: Resolução nº 12 / 2005.

2. Quem são os psicólogos?
O site psicolink.com.br efetiva apenas o cadastro dos psicólogos devidamente registrados e autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia a realizar atendimento psicológico e que estejam devidamente em dia com suas obrigações éticas e legais. Os dados fornecidos pelo psicólogo são verificados e a cada 30 dias será averiguado se houve alguma ocorrência, problema disciplinar ou até mesmo a perda do registro junto ao Conselho Federal de Psicologia. Não serão aceitos em hipótese alguma profissionais que não possuem a graduação concluída no curso de Psicologia.

3. Quem pode utilizar este serviço?
Todos os brasileiros ou as pessoas que falam o idioma português, residentes ou não no Brasil, maiores de 18 anos, e que não estejam enquadradas em nenhuma das situações abaixo:
a) estar com vontade de se matar ou ter pensamentos suicida
b) tiver algum distúrbio psicológico grave, e estar sob forte medicação
c) ter utilizado, antes do atendimento, alguma droga ilícita ou estar alcoolizado, prejudicando assim a sua atenção, percepção e o raciocínio
d) não falar fluentemente o idioma português
e) estiver em crise ou descontrole emocional
4. O atendimento é sigiloso?
Todas as informações trocadas na orientação psicológica são de responsabilidade do psicólogo que deve manter o sigilo das informações e seguir o Código de Ética do Psicólogo vigente no Brasil. O psicolink.com.br não mantém nenhum registro das informações trocadas nos atendimentos psicológicos online.
É importante destacar que, apesar do psicolink.com.br garantir o sigilo de todas as informações transitadas dentro do site, alertamos que as trocas de informações feitas através da internet não são consideradas totalmente seguras, onde há riscos envolvidos.
Segundo a legislação atual, o psicólogo poderá quebrar o sigilo profissional também no atendimento psicológico online, quando:
a) O cliente poderá cometer algum dano a si próprio ou a outras pessoas
b) Caso haja alguma denúncia de abuso a crianças, pessoas dependentes ou a idosos
c) Caso seja solicitado pelos órgãos governamentais.
5. Tempo e duração das sessões
Pela legislação existente, o psicólogo poderá realizar no máximo 20 atendimentos por cliente. O tempo de cada sessão é de 50 minutos.

6. Preço e forma de pagamento
Cada sessão tem um custo de R$ 65,00 e o pagamento é realizado pelo sistema Pag Seguro.

7. Como devo proceder para utilizar este serviço?
1º Faça seu Cadastro
2º Procure o Psicólogo
3º Efetue o pagamento
4º Após o pagamento você poderá agendar a sessão
5º Agende a sessão
6º Aguarde a confirmação do Psicólogo
8 .E como funciona o Plantão de Psicólogos?Os Psicólogos que tiverem horários extras em suas agendas poderão ficar disponíveis a qualquer horário do dia ou da noite para atender clientes cadastrados que solicitem atendimento imediato. Esse é mais um recurso que o Psicolink oferece aos seus clientes.
Como proceder?
Se você possui cadastro em nosso site e já tem créditos, você poderá ser atendido por um Psicólogo em poucos minutos através desse serviço. Por favor, faça o seu login, entre na sua página principal e clique em Psicólogos de Plantão. Caso você não seja cadastrado, clique em Não é cadastrado e efetue seu cadastro. Assim que seu cadastro for efetivado, você poderá comprar créditos e utilizar esse serviço. (Lembramos que o tempo da confirmação de pagamento pela rede bancária poderá não ser imediata.)
ATENÇÃO: Esse serviço só será válido se houverem Psicólogos disponíveis no Plantão.


Se tiverem alguma dúvida, mandem um email que esclarecerei.
Espero vocês em mais esta modalidade.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filme Ponto de Mutação

Esta semana estou estudando o filme Ponto de Mutação, um filme intenso, inteligente e comtemporâneo. Quem nunca viu vale a pena assistir e se embriagar com as idéias de Fritjof Capra.
Segue um comentário bem interessante sobre o filme:
O Que Sobra No Filme Ponto De Mutação E Falta Na Cabeça Dos Conservadores Da Academia Brasileira
Autor: "Roberto Carlos Oliveira dos Santos"
O título do filme “Ponto de Mutação”, drama dirigido por Berntfundou Capra (1992), sintetiza a reflexão a cerca da  necessidade de uma mudança de paradigma no trato e conceituação da ciência contemporânea. Hoje se exige do cientista a compreensão dos fenômenos como sistêmicos e integrados. Torna-se necessário que a interpretação da vida seja encarada de uma forma nova. Explicar a vida não mais a partir de suas partes fragmentadas e isoladas, mas o grande desafio apontado na obra, reside em buscar uma percepção das conexões e associações sistêmicas do mundo com o ambiente ecológico.
O roteiro faz uma crítica à inexistência de uma ciência pura justificada em si mesmo a partir da autonomia dos cientistas em fazer a escolha dos assuntos que mais os fascina isentos de qualquer influência externa de caráter político ou mercadológico.
Os filósofos do século XVIII foram citados, a exemplo de Descartes e Newton, por serem representantes de uma forma de conceber a ciência dentro dos princípios e valores mecanicistas. Certamente essa contribuição que na época foi um grande salto para interpretar o mundo para além do misticismo e dogmas do passado medieval, hoje já está superada. Como forma de explicar o mundo naquela época, foi utilizada a metáfora da visão do mundo como um grande relógio perfeito como exemplo. Para entender esse mundo bastaria decompor as suas partes para que fosse percebido o todo.
Os pensadores racionalistas e mecanicistas, dessa forma, determinaram os rumos da ciência no ocidente, forma esta que permaneceu hegemônica até os dias atuais. Segundo o filme, é essa noção de mundo que já não basta para explicar o presente.  A mudança do mundo contemporâneo exige uma nova cosmovisão que dê conta da resolução dos graves problemas ecológicos, sociais e econômicos, todos eles criados pela sociedade tecno-industrial liberal do século XVIII.
Traçando um paralelo com a contemporaneidade, podemos verificar que existe uma pauta de prioridades da produção científica no mundo que é definida pelo Estado ou pelos agentes privados, que detém o poder econômico. Essas instituições públicas e privadas em toda parte do planeta, dirigem e determinam a sua estratégia, o que deve ser pesquisado e que não é prioridade. No argumento de um dos personagens do filme é dito que 70% das pesquisas científicas nos EUA, atualmente, são pagas pelos militares do Pentágono.
No nosso país, mesmo em condições econômicas muito menos favoráveis do que nos EUA, devido à globalização, também é possível perceber essa tendência de  um certo dirigismo intelectual. No ambiente de produção científico inicialmente de muitas Universidades Federais, que mais tarde se reproduziu nas Estaduais, quando foram criados os chamados “Centros de Excelência”.
Na década de 90, com a montagem do modelo neoliberal, que esse modelo se disseminou. As estruturas acadêmicas se adaptaram, muitas vezes em nome da obtenção de verbas e convênios aparentemente “desinteressados”, quando reitores e diretores das instituições modelaram a produção científica para atender os interesses das grandes corporações.
Esses centros passaram a dedicar a sua produção a temas de interesses de grandes grupos econômicos, alguns estrangeiros, que vinculam o seu apoio a determinadas áreas, desprezando outras, através de convênios e cooptação de núcleos de pesquisa oferecendo bolsas e verbas. Não raro, devido a busca de oportunidades de trabalho e de reconhecimento, ocorre frequentemente a migração de competentes cientistas rumo aos países do Primeiro Mundo. Deslocam-se para as mesmas nações que curiosamente determinam e impõe obstáculos ao nosso desenvolvimento, autonomia  e soberania tecnológica.
O filme esboça a idéia de uma nova percepção científica denominada de Teoria dos Sistemas, segundo a qual todos os seres vivos, estão integrados através de sistemas sociais e por ecossistemas. Essa visão holística integra as partes com o todo e permite que sejam feitas as interconexões existentes entre a VIDA e as MATÉRIAS.
É preciso que o mundo seja pensado como processos integrados e não como estruturas. O pensamento cartesiano elabora a sua percepção mecanicamente. A metáfora do relógio perfeito já não serve mais para analisar os padrões globais complexos do mundo contemporâneo.
Com a mudança radical dos ideais e valores da humanidade, poderemos promover o avanço de um novo padrão de ciência que proponha a efetiva resolução de parte dos problemas da humanidade sem criar outros muito mais nocivos. Somente assim, a ciência alcançará um patamar ético aceitável para a convivência entre homem e natureza, entre a vida e a sua reprodução saudável.  Um salto de qualidade, um “Ponto de Mutação”.
Roberto Carlos de Oliveira dos Santos.
Perfil do Autor
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira. Graduado em História.